Capoeira Segue de Luto

2011 não tem sido um ano generoso para a capoeira. O 1º semestre nem chegou ao fim e já perdemos muitos mestres. Na semana passada, perdemos Mestre Warle e esta semana Mestre Nacional. Em uma simples homenagem, segue vídeos e um pouco da biografia, encontrados no You Tube.

M. WARLE

Warle Silva de Paula, nasceu em 03 de janeiro de 1934 em Minas Gerais.Foi morar no Rio de Janeiro em 1950. Começou a capoeira em 1953.

Sobre a árvore “genealógica” da capoeira de Mestre Warle ele dizia o seguinte: -- “AMAURI DA ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA SANTA HELENA 1970, TREINEI COM O CORDEL AZUL ALEX ASSOCIAÇÃO CAPOEIRA OBALUAÊ 1976, NESTE ANO INTEGREI A ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA NAGÔ, FUNDADA EM 01 JANEIRO DE 1974 PELO MESTRE MEDEIROS. E ONDE RECEBI MEU CORDEL AMARELO E AMARELO/AZUL DAS MÃOS DO MESTRE JOÃO BATISTA PASSANDO A TREINAR COM MESTRE MEDEIROS EM 1977, NO CORAÇÃO DE EDEN, ONDEU GANHEI MEU CORDEL AZUL.
NA PAVUNA RECEBI O CORDEL DE CONTRAMESTRE. EM 1985 MESTRE MEDEIROS ME GRADUOU AO CORDEL VERDE E BRANCO, 1990 A AMARELO E BRANCO E EM 1998 A AZUL A BRANCO, ONDE O ACOMPANHEI ATÉ O ULTIMO DIA DE SUA VIDA. ALGUMAS PESSOAS CONTRIBUIRAM MUITO NA MINHA FORMAÇÃO, FORAM ELES: METRES ARTHUR EMIDIO, WALDIR SALES, O SAUDOSO MESTRE MEDEIROS QUEM ME FORMOU E SOU ETERNAMENTE GRATO, JOÃO BATISTA, EPHRAIN E CANDENGO.”






Mestre Nacional

ADALBERTO DE SOUZA ALVARENGA, INTERNACIONALMENTE CONHECIDO COMO MESTRE NACIONAL, COMEÇOU A CAPOEIRA EM 1966 AOS 17 ANOS DE IDADE, NO VILA FUTBOL CLUBE, NA RUA URURAÍ, COM MESTRE VANDIQUE E NA QUADRA DE ESCOLA DE SAMBA VILA SANTA TEREZA E EM 1968 FOI SERVIR AO EXÉRCITO BRASILEIRO, COMPONDO ASSIM, A BRIGADA PARAQUEDISTA. APÓS RETORNO DE MESTRE VANDIQUE A BAHIA, MESTRE NACIONAL PASSA A TREINA NA RESIDÊNCIA DE MESTRE JULIO CESAR FIGUERÓ, NA RUA PICUÍ, N 373, EM BENTO RIBEIRO, COM OS TREINOS CONSTANTES NO IMPERIAL ATLÉTICO CLUBE, NA ESTRADA DA PORTELA EM MADUREIRA, HOJE GALERIA APOLO 1, PASSA A DILVULGAR A SUA CAPOEIRA POR TODO RIO DE JANEIRO E OUTROS ESTADOS FAZENDO PARTICIPAÇÃO EM VARIAS NOVELAS DA REDE GLOBO, TAIS COMO: CABANA DO PAI THOMAZ, ESCRAVISA ISAURA, PULO DO GATO, SINHAZINHA FLOR, DENTRE MUITAS OUTRAS. FICOU CONHECIDO COMO MESTRE NACIONAL EM VIRTUDE DE PERCORRER AS RODAS COM A CAMISA DO BANCO NACIONAL, LOCAL ESSE ONDE TRABALHOU NA AREA DE SEGURANÇA, COM TRANSPORTE DE VALORES, POR MUITOS ANOS E NA RODA DA CENTRAL DO BRASIL OS ALUNOS DO MESTRE DENTINHO DO GRUPO DE CAPOEIRA AUÊ ASSIM O CHAMAVAM. GANHOU SEU TÍTULO DE MESTRE NA DÉCADA DE SETENTA NA COMUNIDADE JORGE TURCO, APÓS UMA RODA DE CAPOEIRA NA PRAÇA DE COELHO NETO, FOI CONVIDADO POR ANTONIO CANDEIA FILHO, O CONHECIDO MESTRE CANDEIA, EM 1975 A MINISTRAR AULAS DE CAPOEIRA NO ESPORTE CLUBE VEJA NA RUA CURIPÉ, N 65, EM COELHO NETO SEDE PROVISÓRIA DO GRANES QUILOMBO, ONDE RESIDE ATUALMENTE NA RUA OUSELEIK, N 810 FAZENDA BOTAFOGO E POR ONDE PASSARAM VARIOS ALUNOS.
MESTRE DE RENOME, TEVE GRANDES COMPOSIÇÕES QUE ESTÃO NO CD "MOMENTOS DE MESTRE NACIONAL", AMIGO INCEPARAVEL DE MESTRE MEDEIROS JUNTOS FUNDARAM A ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE CAPOEIRA QUILOMBO NAGÔ QUE MANTEM VIVA SUAS TRADIÇÕES ATÉ HOJE NA QUADRA DO GRÊMIO RECREATIVO DE ARTE NEGRA QUILOMBO LOCAL DA RODA MENSAL DO ULTIMO DOMINGO DE CADA MÊS, DAS 10:00HS AS 13:00HS. GRANDE POETA DA CAPOEIRA SABE COMO ENSINAR, "CADA RODA É UMA AULA E A HISTÓRIA CONTINUA " MESTRE NACIONAL, EXEMPLO DE PERCEVERANÇA, NA RODA DA VIDA NUNCA DEU SEU GOLPE EM VÃO, A CULTURA AFRO-BRASILEIRA TEM UM GRANDE ÍCONE DA CAPOEIRA ESPERAMOS QUE ESTEJA JUNTO DE NÓS POR MUITOS ANOS TRANSMITINDO SEUS CONHECIMENTOS E RECITANDO POR MUITAS GERAÇÕES SUA POESIA, FAZENDO SE PERPETUAR SUA HISTÓRIA," MINHA LÍNGUA É UMA CANETA E MINHA CABEÇA É UM PAPEL". IEEEEEEEEEEEEEEEE...

Capoeira Segue de Luto Capoeira Segue de Luto Reviewed by Paula Lopes on 13:38 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.